segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CONHEÇA SÓCRATES

Conhecimento

Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os atos errados eram conseqüências da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar, problematização sobre conceitos que as pessoas tinham dogmas, verdades. De tanto questionar, principalmente os sábios, começou arrebanhar inimigos.

Virtude

Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava outros a se concentrarem na amizade e em um sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população. Suas ações são provas disso: ao fim de sua vida, aceitou sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de
Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade. Acreditava que os seres humanos possuíam certas virtudes, tanto filosóficas quanto intelectuais. Dizia que a virtude era a mais importante de todas as coisas.

Maiêutica

Criada por
Sócrates no século IV a.C., a maiêutica é o momento do "parto" intelectual da procura da verdade no interior do Homem. A maiêutica é formada de 2 momentos: 1-Sócrates levava os seus discípulos(ou interlocutores) a pôr em dúvida seu próprio conhecimento de um determinado assunto em questão; 2-Sócrates levava os interlocutores a ter uma nova ideia,uma nova opinião sobre o assunto em questão. A maiêutica significa o "parto das ideias", termo inspirado pela profissão da mãe de sócrates, parteira.
A auto-reflexão, expressa no nosce te ipsum -
"conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.
A maiêutica é um método que consiste em gerar idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto (assunto).

Conhece-te a ti mesmo (do
grego antigo: γνῶθι σεαυτόν, transl. gnōthi seauton; também conhecido pela sua tradução em latim, nosce te ipsum) é um aforismo grego que segundo a tradição estaria inscrito nos pórticos do Templo de Apolo em Delfos, na Antiga Grécia. É uma pedra-angular da filosofia de Sócrates e do seu método, a maiêutica, e é muito citado pelo filósofo nos relatos de Platão (Alcibíades, 128d-129) e Xenofonte (Memoráveis, IV, II, 26). O oráculo do templo teria proclamado Sócrates o homem mais sábio na Grécia, ao que Sócrates terá respondido com a célebre frase: "Só sei que nada sei".


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário